Jantarzinho Finger Food

segunda-feira, 29 de agosto de 2011






Se você não tem uma casa e mesa de jantar enormes, ou quer mesmo que seja um encontro entre amigos bem descontraído, o melhor é se render ao estilo finger food (comidinhas pra se comer com a mão, em pé mesmo). Pra isso fiz uma mesa com petiscos e depois servi um risoto, pois como boa mineira acho pouco só comidinhas... Tem que ter algo de "sustança"! rs

O Menu foi o seguinte:
1) Torradas e boursin de azeitona preta e outro de ervas (um queijo cremoso temperado). Sirva berinjela, patê ou o que você mais gosta com as torradas.
2) Espetinhos de linguiça defumada com cubinho de queijo coalho. Grelhei por poucos minutos as linguiças, cortei em rodelas e juntei ao queijo coalho com um palito (ideia retirada da última revista Casa e Comida).
3) Tomatinhos sweet grape com cottage e ervas (temperei o cottage com tomilho e orégano secos, um fio de azeite e uma pitada de sal e coloquei sobre os tomatinhos cortados ao meio).
4) Batatinhas com carne seca. O sucesso absoluto da noite! Saido lá do Figos & Funghis. Fiz assim: untei uma assadeira (mais bonita, pois levei ela mesma para a mesa) com uma quantia generosa de azeite, coloquei as batatinhas com casca cortadas ao meio (com a casca para baixo), umas 3 colheres de sal grosso e levei para assar em forno médio por 1 hora. Retirei do forno, coloquei um pouquinho de creme de ricota (e na  segunda leva cream cheese) por cima, joguei uns pedacinhos de carne seca por cima (creio que fica bom também com crocante de presunto de parma, ou bacon) e salsinha fresca. Bommm!
5) Por último risoto de linguiça, que sempre gosto de fazer quando recebo muita gente. Serviria em tigelinhas para caldo, mas como não tenho servi nas minhas panelinhas (as tigelinhas seraim um pouquinho maiores que as panelinhas o que seria melhor neste caso).
6) De sobremesa fiz brigadeiro pra come de colher. Um foi o de crème brûlée que mostrei aqui. E no outro fiz o brigadeiro normal e coloquei uma farofa de castanha do Pará por cima (triturei algumas castanhas no processador).

Organizando a noite:

1) Deixe cortado com antecedência o que você puder (cebola e linguiça para o risoto, salsa, carne seca desfiada e faça a sobremesa). Na sexta temos a Francisca para nos ajudar e pedi a ela que picasse isso pra mim e colocasse tudo em saquinhos, pois depois não teria aquele monte de vasilhas de plástico pra lavar...rs
2) Na hora das compras não esqueça de colocar na lista o gelo para as bebidas e alguma florzinha (comprei 2 vasinhos no supermercado pra fazer todos os arrajos em taças de vinho que estão na mesa).
3) Usei sousplat e guardanapos de tecido espalhados pela mesa para decorar. Aproveite algum tecido que tenha, jogos americanos, ou mesmo bonitos panos de prato para ter este efeito (lembram das madeira que usei aqui? Outra sugestão.).
4) Prepare a música para  noite, para não ter que ficar procurando o que tocar (parte que sempre esqueço, mas um dia lembro!rs).
5) Nunca se esqueça de olhar o seu banheiro: veja se tem papel higiêncio suficiente ou à vista para reposição; se possível deixe toalha(s) extra(s), pois é muita mão para se secar numa pequena toalha apenas; coloque algum aromatizador de ambientes por lá.

E, quando todos chegarem, relaxe e curta seus visitantes!

P.S.: Assim como fiz um índice de receitas (ali em cima, logo abaixo do nome do blog), pretendo fazer um índice de festinhas também, pra ficar mais fácil de encontrar sugestões. Antes do final do ano esse sai! rs

9 comentários:

  1. Lu... como já disse estava tudo muito lindo, gostoso e bem organizado! Adorei tuudo! Sai da sua casa falando que quero ser igual a você quando casar! =) hehehehehe Só falta aprender a cozinhar tão bem! Mas por enquanto vou seguindo suas sugestões para ir treinando! Beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Lu,tudo no maior capricho como sempre!!!Seu cardápio estava ótimo para esse tipo de reunião,assim não fica aquela briga com os talheres e um lugar para sentar...rs...
    Com certeza vou copiar!!!
    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Lu,vc está super moderna com criações cada dia mais inovadoras...promover um jantar tipo Finger Food sozinha não é tarefa fácil. Eu mesma não consigo essa proeza nunca...rsrs Parabéns!!

    Ah,esse fds fizemos feijoada na Pousada Vila Lara,de sobremesa fiz o seu pudim.Que delícia!!Sucesso total!!Beijo

    ResponderExcluir
  4. Lú, ficou tudo um capricho só, adoro! Ótimo cardápio, to curiosa por esse brigadeiro creme brulee, ganhei um maçarico recentemente e to doida pra inaugurar;)
    bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Lúúú, tava tudo tão perfeito, gostoso, a decoração estava maravilhosa, lindo lindo... Muito obrigada por ter nos recebido tão bem em sua casa que por sinal é maravilhosa! Fica com Deus.. bjoos

    Camila Alves

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Adorei as dicas do jantar finger food!!!!!
    Vou copiá-las!!
    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir
  7. Gente, que bom que todo mundo gostou!!!! Se meu tempo e dinheiro dessem fazia umas 2 por semana! rs

    Beijos para todas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciana, há algum tempo estou acompanhando seu blog e estou adorando. E fiz o meu aniversário inspirado no seu Jantar Finger Food... e como não tenho sousplat de ratan, comecei fazer sousplat e quero mostrar os modelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Que bacana! Sempre me perguntam onde comprar esses sousplats! Me mande um e-mail: contato@albumdalu.com.br Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...