Escondidinho com Mandioquinha

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Uma das coisas que entrou de vez no meu cardápio depois que me mudei pra Brasília foi o escondidinho (em BH não era muito comum não...). Adoro purê (seja de batata, mandioquinha/batata baroa/cenoura amarela ou mandioca/aipim/macaxeira) e sempre gostei de carne moída! Então fica fácil gostar de escondidinho de carne moída! Tinha mandioquinha na minha geladeira e um tantinho bom de carne moída que tinha sobrado do almoço. Fiz assim o jantar de ontem:

Para 4 porções:

Carne Moída
300g de carne moída
1 colher de azeite
1 cebola pequena picadinha
salsa picada a gosto
2 dentes (grandes) de alho espremidos
sal a gosto (usei pouco mais de meia colher de café)
1 colher  rasa (café) de molho inglês
1 tomate sem pele e sem semente

Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente a carne moída. Coloque o sal e o molho inglês. Assim que ficar cozida desligue o fogo. Acrescente o tomate e a salsa e reserve.

Purê:
400g de mandioquinha
1/4 xícara de leite
1 colher rasa de manteiga
1 cubo de caldo de legumes (veja aqui sobre caldos)
1 colher de sopa de queijo ralado (o de sua preferência, hoje usei o estepe)

Descasque e pique as mandioquinhas em rodelas grandes. Cozinhe em 500ml de água, aproxidamente, com o cubo de caldo de legumes. Quando elas estiverem bem macias retire-as da panela e amasse-as com o garfo. Leve-as novamente para a panela e misture o leite, a manteiga e o queijo. Desligue o fogo rapidamente, antes de ferver.

Montagem:
Em tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno) coloque uma fina camada de purê, depois a carne moída e então cubra com purê. Coloque um pouquinho de queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido  só para derreter o queijo e dar uma esquentadinha! Pronto!

Versão light: use patinho moído, pois é uma carne bem magra. Já no purê, cozinhe as mandioquinhas com o caldo de legumes e reserve um pouquinho do caldo (cerca de 1/4 de xícara), amasse as mandioquinhas e acrescente 2 colheres (sopa) de creme de ricota e o caldo reservado. E só! Monte e leve ao forno. Um mínimo de carboidrato (da mandioquinha) com muito sabor! rs

5 comentários:

  1. Oi Lu, tenho acompanhado e gostado muito do seu blog. Vce é muito prendada. Onde posso encontrar eses mini refratarios? São lindos!
    Parabéns! Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Tatah, que bom que deu esse efeito! rs

    Laura, muito obrigada!! Estas panelinhas especificamente comprei no Pão de Açúcar.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lu,
    vou procurar aqui em BH.
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  4. Laura, você é de BH?? Então te aconselho a procurar na Tool Box! Não sei se vai achar peças coloridas mais baratinhas, mas muitas opções de pequenas louças branquinhas e com bom preço, certamente sim!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...