Risotto di Ragù de Vitella e Shitake

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Este risoto eu fiz na casa de amigos queridos que me convidaram pra cozinhar na cozinha deles. Meu marido gosta especialmente dessas experiências, pois estando em cozinhas alheias nunca sobra nada para ele lavar/limpar...rs

Fiquei muito feliz com o resultado! Foi o risoto que mais gostei nos últimos tempos. É possível sentir bem os vários sabores, mas ainda assim o resultado é muito suave.

Quando comecei a pensar no cardápio para o jantar, o João me lembrou de dar uma olhada no meu livro só de risotos (Il Riso in Tasca, do italiano Luciano Boseggia). Há muito tempo não fazia nenhuma receita dele (ganhei o livro de um amigo em 2003). Foi uma ótima dica!

Fiz um cardápio todo italiano, com bruschetas de entrada e um Zuccotto al Cioccolato de sobremesa (amanhã coloco aqui).

Veja aqui sobre a carne de vitela e aqui uma sugestão de onde encontrá-la em Brasília.

Vamos à receita:

Para 4 pessoas

Ingredientes:

200g de cenoura, cebola e salsão picados
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
300g de carne de vitela moída
1 1/2 xícara de vinho branco seco
sal e pimenta-do-reino
1 3/4 litro de caldo de carne
200g de shitake em tiras
1 colher (sopa) de cebola picada
4 colheres (sopa) de manteiga
380g de arroz carnaroli (ou árboreo)
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsinha picada

Doure a cenoura, cebola e o salsão no azeite. Junte a vitela e refogue por alguns minutos. Adicione 1 xícara de vinho branco e deixe evaporar pela metade. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte 1/2 litro de caldo de carne, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Acrescente o shitake e cozinhe por mais alguns minutos sem tampa. Reserve. Doure 1 colher (sopa) de cebola em metade da manteiga. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o restante do vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Junte aos poucos o restante do caldo de carne quase em ponto de fervura. Cozinhe por 10 a 12 minutos, mexendo de vez em quando (a medida que o arroz for secando, coloque mais caldo). Junte o ragu de vitela e cozinhe por mais 4 ou 5 minutos. Retire do fogo. Acrescente o erstante da manteiga, o parmesão ralado e a salsinha picada. Misture bem. Sirva imediatamente.

Quem sabe este feriado não é uma boa hora para uma receita nova?!

Bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...