Jantar com amigos! III - Petit Gâteau de Doce de Leite

sexta-feira, 23 de julho de 2010






Sobremesa: Petit Gâteau de doce de leite. Já fiz essa sobremesa 3 vezes e sempre foi o sucesso absoluto do jantar.

Receita do chefe Durski Júnior (chef do restaurante Durski, em Curitiba /PR), publicada na Revista Gula nº 190 (comprei a revista pra aprender essa sobremesa!). Ah, e na revista escreve-se petit gâteau assim, então só reproduzi! rs

Petit gâteau de doce de leite

100g de manteiga sem sal
300g de doce de leite de boa qualidade (eu uso o de barra, a receita não diz nada a respeito)
2 gemas de ovos caipiras
2 ovos caipiras inteiros
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
manteiga para untar
frutas a gosto (frutas vermelhas: morango, amora, framboesa, mirtilo...)

Derreta a manteiga e o doce de leite em banho-maria (eles não vão se misturar completamente nesse momento, mas na batedeira sim).
Em uma batedeira bata os ovos, as gemas e o açúcar. Acrescente a mistura do doce de leite com a manteiga. Depois de bem batidos, acrescente vagarosamente a farinha de trigo peneirada e bata por mais 3 minutos para a mistura ficar bem aerada.
Distribua em forminhas bem untadas com manteiga, deixando um espaço na parte superior para crescer (eu coloco em ramekins (tigelinhas que podem ir ao forno) - rende entre 5 e 6 - e sirvo neles mesmos, pois como a massa é mais densa ele sempre desmorona. Ou, se você deixar assar mais corre sério risco de ele ficar duro e virar um bolo comum, perdendo a "suculência"...rs).
Reserve na geladeira por pelo menos 2 horas. Pode-se reservar na geladeira por até 10 horas (eu congelo os que sobram...).
Asse em forno bem quente, preaquecido, por cerca de 12 minutos (até ele formar uma crostinha). Sirva quente com as frutas (coloco o ramekin no prato de sobremesa e espalho as frutas picadas no prato e decoro com uma folhinha de hortelã).

Como disse, esqueci de tirar fotos...rs Então, pra vocês terem uma ideia, peguei algumas imagens na internet: a primeira foto de um desenformado (fonte: Veja Rio), a segunda (fonte: Dadivosa) dele no ramekin (o meu fica mais bonito! rs) e a terceira das frutas vermelhas (fonte: Boletim Interno Blogspot).

Um comentário:

  1. Ahh, essas fotos de internet não valem! Vai ter que fazer de novo e me convidar dessa vez! rsrs Bjks..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...