Pudim de Pistache

terça-feira, 16 de dezembro de 2014





Há tempos tinha separado essa receita de pudim de pistache, da revista Casa e Comida. Amo pudim e pistache! Estava ansiosa pra testar. Comprei pela internet a pasta fina de pistache (dá pra fazer brigadeiro de pistache também!) e no final de semana finalmente matei meu desejo!

Mas achei que seria mais gostoso... Primeiramente gosto de pudim liso, sem furinho. Além disso, não achei tão gostoso. Ficou muito bom! Comemos com a "boca boa", mas não ficou o mais gostoso de todos...

Ah, o que deixa o pudim liso ou com furinhos é o tanto que batemos no liquidifcador. Gosto de bater 2 minutos pra ficar lisinho. Se você gosta com furinhos bata mais rapidamente.

O que pretendo fazer é usar a pasta fina de pistache na receita de pudim especial (essa receita é sucesso garantido! delícia!). Aí sim, acho que vai ficar delicioso! Mas vale o teste.

Pudim de Pistache


Ingredientes
1 lata de leite condensado;
4 ovos;
450 ml + 1 colher (sopa) de leite integral;
1 colher (sopa) de pasta fina de pistache (à venda em lojas de insumos para confeitaria);
130 g de açúcar;
4 colheres (sopa) de água.

Modo de fazer
Ferva o leite. Quando subir, mexa por 30 segundos e desligue. Deixe esfriar naturalmente até atingir a temperatura ambiente.
2 Misture o leite com os ovos e o leite condensado até que fique homogêneo. Por último, acrescente a pasta de pistache diluída em 1 colher (sopa) de leite (bati tudo no liquidificador). Passe por uma peneira e reserve.
Leve o açúcar e a água ao fogo médio e deixe até virar um caramelo dourado. Transfira o caramelo para a fôrma de furo e cubra apenas o fundo (não precisa untar a lateral).
Despeje a massa de pudim sobre o caramelo, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 190ºC, em banho-maria, por cerca de 1 hora e 40 minutos (acho que não precisa de tanto tempo... 1h20 já tá bom, senão fica muito consistente), até que fique consistente. Espere esfriar e leve à geladeira.
Na hora de servir, coloque a fôrma diretamente sobre o fogo médio, por 30 segundos, e retire. Passe uma faca pela lateral para soltar o pudim e desenforme.

2 comentários:

  1. OI Lu! Tudo bem? Como está a Alice?

    Também amo pistache! Aqui em casa o pudim que faz mais sucesso é o sem furinhos. Para deixar ele me liso e mais cremoso, eu substituo 1 ovo por 3 gemas.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stef!! Que bom!! Estamos bem! A Alice tá cada dia mais sapeca, gostosa e comilona!...hahaha
      Bom saber das gemas. Comigo bater muito tempo geralmente funciona, mas creio que as gemas são infalíveis. Obrigada!
      Beijos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...