3 anos do blog e Risoto de damasco, queijo meia-cura e limão!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014





Olá! Dia 20 de julho o blog completou  3 anos. Ele anda meio abandonado, mas não esquecido! Aproveitei muito o final da minha licença-maternidade pra curtir a minha Alice. E deixei pra retomar o trabalho, o blog, a academia etc. tudo junto!

E a minha licença terminou! Estamos eu e Alice nos acostumando a nossa nova rotina, mas tudo se encaminha bem.

Não me cansei do blog, muito menos de cozinhar, receber. Comprei vários livros novos e tenho uma lista enorme de novas receitas por fazer!

Obrigada pelos comentários aqui, no facebook, por e-mail, sentindo a falta dos posts. Não sei ainda a frequência em que conseguirei contar novidades por aqui, mas o blog continua!

Esse risoto me surpreendeu muito! Delícia! Foi a primeira receita do livro novo da Rita Lobo, Pitadas, que eu fiz e já repetimos duas vezes. Prático e muito saboroso. Experimentem também!

Neste dia aproveitei uma massa folhada que tinha no congelador e recheei com pedaços de maçã, um pouquinho de açúcar e canela. Fechei o quadrado de massa recheada apertando com um garfo e assei em forno médio até dourar. Uma bola de sorvete de baunilha arrematou a sobremesa e nosso gostoso jantar.

Risoto de damasco, queijo meia-cura e limão

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
3 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada fino
1/4 de xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de queijo meia-cura em cubinhos
raspas e caldo de 1 limão
1/2 xícara (chá) de damasco cortado em cubinhos
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Leve o caldo ao fogo médio e, quando ferver, reduza para baixo.
2. Enquanto o caldo esquenta, leve uma panela ao fogo médio, regue com o azeite e junte a cebola picada. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem por 3 minutos, até a cebola murchar e ficar transparente.
3. Junte o arroz, tempere com mais sal e pimenta-do-reino e misture bem por 1 minuto.
4. Aumente o fogo para alto, regue com o vinho branco e mexa até secar.
5. Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa bem até secar. Coloque outra concha e repita o procedimento até restar uma concha de caldo.
6. Junte a última concha de caldo, o damasco e o queijo meia-cura. Misture bem sem deixar secar completamente: o risoto deve ficar úmido, com o grão cozido, mas ainda durinho no meio, al dente.

7. Adicione as raspas e o caldo do limão e misture bem. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Se quiser, regue com mais um fio de azeite e sirva imediatamente.


2 comentários:

  1. Parabens pelo blog,adoro suas receitas . suas mesas, me inspiram mto principalmente pela praticidade e simplicidade sofisticada que elas se apresentam,vou tentar fazer esta sobremesa me pareceu deliciosa !! bjus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...