Tarte Tatin

segunda-feira, 19 de maio de 2014








E essa foi a sobremesa do Jantar Francês que mostrei quinta-feira. Adoro Tarte Tatin, a famosa torta invertida de maçã, mas nunca tinha feito. Fiquei até emocionada quando a desenformei!...rs Linda e muito saborosa.

Para a compota de maçã, usei a receita do Panelinha. Mas não me animei a fazer a massa, pois a massa folhada pronta é tão boa...

Ela também fica deliciosa com uma bola de sorvete de baunilha (ou creme).

Fiz assim:


Tarte Tatin

Ingredientes
6 maçãs-verdes
1/2 limão
120 g de manteiga
1 1/4 xícara (chá) de açúcar
canela em pó a gosto
1 quadrado de massa folhada laminada de aproximadamente 24 x 24 cm (retire do congelador com 30 min. de antecedência)

Modo de Preparo
1. Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em 4 partes e regue com o suco de ½ limão.
2. Numa panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguida, baixe o fogo e coloque as maçãs.
3. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.
4. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
5. Numa fôrma redonda antiaderente (usei uma de 23 cm de diâmetro), distribua as maçãs sem deixar folgas, formando uma escama. Regue com o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó.
6. Pegue a massa. Com cuidado, dobre a massa na metade duas vezes (formando ¼ de disco). Coloque a massa sobre as maçãs, num canto da fôrma, e desdobre cobrindo toda a superfície.
8. Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).
9. Leve a torta ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos ou até que a massa fique dourada.
10. Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.
11. Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns soquinhos na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você corre o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...