Meu clássico: risoto de salmão com alcaparras

sexta-feira, 2 de agosto de 2013



Essa foi a primeira "mistura" que eu fiz para um risoto. Lá nos idos de 2003... Salmão com alcaparras estava "na moda" (engraçado até comida ser in ou out, né?). Usei a dupla então num risoto e acrescentei tomate pelado pra dar uma corzinha. Como o salmão cozinha muito rápido, dava pra fazer tudo de forma bem prática, numa panela só (amo pratos que sujam pouca louça e amava ainda mais antes de ter minha linda lava-louça!). O sabor agradou muito e até eu ter segurança pra fazer outros risotos (e até as pessoas me deixarem fazer outro risoto...rs) repeti essa receita várias vezes!

Mas tinha anos que não fazia... Até que no final de semana me deu vontade (será a gravidez?!) e o marido apoiou na hora, pois também estava com saudade desse meu risoto clássico. Ficou tão bom! Acho que ele está na moda novamente aqui em casa!

Bom final de semana!

Risoto de Salmão com Alcaparras

Ingredientes
250-300g de filé de salmão em cubos médios
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de peixe (usei este aqui)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 lata de tomates pelados picados
1/a xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) alcaparras
Sal  e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de peixe quente ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 11-13 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o salmão e o tomate pelado. Contine mexendo e acrescentando caldo (conforme necessário) por mais 3-5 minutos. Acrescente as alcaparras.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o parmesão. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...