Muffin de banana com chocolate, calda de caramelo e sorvete de doce de leite

quinta-feira, 25 de julho de 2013






A receita desse muffin é figurinha repetida por aqui. Mas além de valer a pena o repeteco, pois ele é muito gostoso e fácil de preparar, dei uma roupa nova pra ele! Aproveitei o sorvete de doce de leite que estava no freezer e fiz uma calda de caramelo (da Rita Lobo). Pronto! Uma bela sobremesa!

Ah, e por incrível que pareça, não fica muito doce, pois o muffin em si não é muito doce (dessa vez não usei chocolate ao leite, só amargo). Seja como café da manhã, lanche ou sobremesa, esse muffin é muito bom!

Muffins de Banana com Canela + Chocolate
(enchi bastante as forminhas e rendeu 11 unidades)

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo comum (sem fermento)
1 xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de açúcar cristal (usei 1 de açúcar mascavo e 1 de açúcar demerara)
3 bananas grandes e maduras amassadas (usei banana prata)
3 ovos batidos com um garfo
3/4 xícara de óleo (uso o de canola)
1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (sopa) bem cheia de canela em pó
1 xícara de chocolate amargo picado

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno em 180º. Numa tigela misture todos os ingredientes secos e peneirados. Bata os ovos em outra tigela, acrescente as bananas amassadas, a essência de baunilha e o óleo e misture bem.  Faça um buraco no centro da mistura seca e despeje ali a mistura de ovos e banana. Mexa bem. Distribua a massa em forminhas de papel para muffin/cupcake e asse em forno pré-aquecido em 180º por 20 a 25 minutos, dependendo do forno e faça o teste do palito (espete o palito no bolinho e se ele sair "limpo" estará pronto).

Para a calda de caramelo:

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
200 g de creme de leite de caixinha

Modo de preparo

Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela.  Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame.  Sirva à parte, com o crocante de banana.
Obs.: O restante do caramelo guardo na geladeira, mas ele endurece. Antes de usá-lo novamente o esquento no micro-ondas por cerca de 20 segundos.

2 comentários:

  1. Fazer a calda com o dedo indicador???? Não entendi....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Como eu disse, a receita é da Rita Lobo. Não é pra fazer com o dedo indicador, é para misturar a água e o açúcar com o dedo indicador antes de levar ao fogo. Depois não mexa mais, nem com o dedo, nem com a colher, até desligar o fogo e incorporar o creme de leite. Creio que o objetivo de mexer com o dedo é pra ter o cuidado de não "sujar" a beirada da panela, pois caso isso aconteça sua calda queimará mais rápido e não ficará no ponto ideal.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...