Polenta Mole com Ragu de Carne

sexta-feira, 19 de abril de 2013



Fiz esse prato no meu almoço de domingo. É muito bom cozinhar sem pressa! Compramos um bom queijo, abrimos uma garrafa de vinho e fomos pra cozinha! Enquanto preparava o prato eu comia queijo e tomava meu vinho (é bom fazer assim, pois bebo devagar e se beber só acompanhando o almoço, mal consigo terminar uma taça) e, com isso, a entrada estava resolvida! E a fome acalmada!

A receita também é do Panelinha. Fiz como mandava o figurino, mas prefiro a polenta feita com caldo de legumes e não com água... Então sugiro esse preparo aqui para a polenta!

E no ragú não aconselho nenhuma mudança! Impressionante como o músculo pode ficar tão saboroso num ragu! Derretendo de tão macio!

Bom final de semana!


PARA O RAGU
(serve 2 pessoas)

Ingredientes
300g de músculo bem limpo
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 tomates maduros
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de sal (mais rasinha)
1 litro de água

Modo de Preparo
1. Numa tábua, corte o músculo em cubos grandes, pique a cebola e o alho em cubinhos. Pique fino a salsinha e a cebolinha. Reserve.
2. Faça um corte em X na base de cada tomate. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro, retire as sementes e corte-os em cubos grandes.
3. Aqueça uma panela de pressão no fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo de canola, o alho, o músculo e tempere com sal. Refogue por cerca de 10 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado e a água. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo para baixo e deixe cozinhar por 45 minutos.
4. Desligue o fogo e, quando acabar a pressão da panela, destampe. Coloque metade da carne num prato. Com um garfo, desfie a carne volte à panela. Junte a salsinha e a cebolinha. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue. Sirva com a polenta mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...