Dia-a-dia: Bife rolê, arroz 7 grãos e purê de mandioquinha

quinta-feira, 18 de abril de 2013




Esse foi o cardápio de um almoço bem gostoso! Usei o arroz 7 grãos (é só fazer conforme as instruções da embalagem aumentando um pouquinho a quantidade de água em relação ao tanto que eles indicam) pra dar uma mudada. O purê de mandioquinha faço da mesma maneira que o purê de batata (cozinha, amassa, um pouquinho de leite, sal e manteiga). E o bife rolê é receita do Panelinha. Acho que a pimenta síria e especialmente a canela dão um abor especial ao prato! Fiz umas pequenas adaptações. Receita original aqui.

Ah, claro que uma salada de folhas também vai bem, complementando o cardápio e deixando o prato mais bonito! Mas nesse dia só queria coisas quentinhas no meu prato!rs

Bife Rolê
(serve 2 a 3 pessoas)


Ingredientes
1/2 kg de coxão mole cortado em bifes
1-2 cenouras
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de bacon
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de pimenta-síria em pó
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
uns 750 ml de água quente
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha cortada
palitos de dente para fechar os bifes

Modo de Preparo
1. Descasque a cenoura, lave-a e corte em palitos finos.
3. Tempere os bifes com sal e alho espremido.
4. No bife aberto, coloque 1 palito de cenoura numa extremidade, enrole e prenda a outra extremidade com 2 palitinhos de dente. Repita o procedimento com o restante dos bifes.
5. Leve uma panela de pressão com o óleo ao fogo alto. Quando esquentar, coloque o bacon e deixe dourar por 3 minutos. Acrescente a canela, a pimenta-síria e os bifes enroladinhos. Deixe dourar por 5 minutos, mexendo com cuidado para que a carne não desenrole.
6. Junte a cebola e o alho e refogue por mais 5 minutos. Adicione água e o extrato de tomate. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos (em fogo médio a baixo). Desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Acrescente a salsinha e cebolinha e sirva!

Eu parei por aqui. Mas caso você queira que o caldo fique mai grossinho: retire uma concha do caldo da carne e misture a 1 colher (sopa) de maisena, dissolvendo-a bem. Volte o caldo com a maisena à panela e misture bem. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando. Somente depois disso junte as ervas, misture bem e sirva.



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...