Carne Louca

terça-feira, 30 de abril de 2013



Fiz carne louca no domingo, pro lanche, com pão francês e uma fatia de queijo! E o bom da carne assim é que ela é multiuso. Além do pão dá pra colocá-la na tapioca, no crepe, usar no almoço, jantar...

A Rita Lobo (receita e vídeo aqui) dá outras sugestões, inclusive um belo canapé. Mas provei uma outra receita de carne louca na casa de uma amiga querida e a achei mais gostosa pra comer com pão. Qualquer dia eu faço essa outra versão!

Para o almoço de ontem esquentei a carne louca no micro-ondas por 1 minuto, fiz um arroz 7 grãos com brócolis e mais salada de agrião (que já estava limpinho na geladeira!). Rápido e gostoso!

Uma boa opção pro lanche amanhã! Bom feriado!


Como fazer o músculo bovino:
Ingredientes:
1kg de músculo traseiro
1,5l de água
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão com as folhas (não usei porque não tinha em casa)
2 folhas de louro
2 cravos-da-índia
1 canela em rama (dá um gostinho e um aroma bem especiais, mas fica suave)

Modo de preparo:
Sob água corrente, lave bem o talo de salsão e a cenoura. Numa tábua, corte-os em 3 partes; divida a cebola ao meio, no sentido do comprimento e, em cada parte, coloque 1 folha de louro presa por 1 cravo-da-índia. Na panela de pressão, coloque o músculo, a cenoura, o salsão, a cebola em metades com o louro, a canela em rama e adicione a água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue. 

Se quiser acelerar o processo e tirar a pressão, levante a válvula com a ajuda de um garfo. Quando o vapor terminar, abra a panela e retire a carne. Coe o caldo e guarde para futuras preparações (como, por exemplo, o beef tea). Reserve apenas 2 colheres (sopa) do caldo para incrementar o molho da salada. Com as mãos ou usando um garfo e uma faca, desfie todo o músculo cozido, tomando cuidado para não se queimar. Para facilitar, é importante que esta etapa seja feita com a carne ainda morna, pois fica bem macia. Transfira para uma tigela grande e reserve.

Como fazer o molho da salada:
Ingredientes:
¼ de xícara (chá) de vinagre
2/3 de xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) do caldo da carne
sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Numa tigela média, junte o vinagre, o azeite e o caldo da carne. Misture bem usando um batedor de arame ou um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino. 

Para a montagem:
Ingredientes:
2 tomates grandes e maduros
1 cebola roxa
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Folhas de salsinha ou de coentro (a gosto)

Modo de preparo:
Numa tábua, corte os tomates em metades (no sentido horizontal) e retire as sementes com o dedão. Pressione uma das metades contra a tábua, com a pele para baixo, até ficar plana. Corte em tiras e as tiras, em cubos. Agora, pique a cebola roxa em cortes bem finos. 

Na tigela com a carne desfiada reservada, junte o molho, os tomates e a cebola roxa picada. Misture bem e tempere com mais sal e pimenta-do-reino se for necessário. Sirva com as folhas das ervas frescas salpicadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...