Rosbife de Filé + Risoto de Limão Siciliano

quinta-feira, 12 de abril de 2012


E esse foi meu cardápio para o almoço na varanda, que mostrei ontem. O rosbife de filé foi o mesmo que fiz aqui. E o risoto de limão siciliano foi adaptação de uma receita do livro Receber com Charme, da Revista Casa e Comida (lindo livro!). Gente, como o limão siciliano dá um gostinho boomm ao risoto simples e foi um acompanhamento perfeito pro rosbife! A receita:


Risoto de Limão Siciliano
(para 2 pessoas)

1 xícara (chá) de arroz arbóreo (bem cheinha)
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de legumes (uso sempre essa marca aqui)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
suco de 1 limão siciliano
zesto (raspa da casca) de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de creme de ricota (ou queijo mascarpone, ou creme de leite fresco)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de legumes ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o zesto do limão.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o creme de ricota, o suco do limão siciliano, a manteiga e o parmesão. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).


3 comentários:

  1. Que delícia!!!Nada como transformar um simples almoço de sábado em um evento especial,mesa linda e cardápio luxo...rs!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Foi um almocinho bacana mesmo! Obrigada, meninas! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...