Trocando Receitas: Bolo Farofa de Banana da Renata

quarta-feira, 21 de março de 2012

Calda de Caramelo +  Sorvete de Creme + Bolo farofa de banana

A "farofa"

O bolo!


A Renata é uma amiga muito querida do trabalho. E há poucos dias ela fez esse bolo de banana e levou para eu provar (e me deu a receita!). Adorei! Tanto o bolo quanto a gentileza, pois poucas pessoas cozinham pra mim...rs Uma bobagem! E o Marcel do Sabor Sanoro fez um "protesto/esclarecimento" sobre isso de um jeito muito bacana! Vejam aqui.

Só o bolo, para um lanche à tarde, já é muuuito bom! Mas como eu estava com vontade de uma sobremesa, fiz uma calda de caramelo e comprei um sorvetinho de creme pra acompanhar! O bolo servi em temperatura ambiente e a calda bem quentinha. Muito bom!

Caramelo

1 xícara de açúcar
5 colheres de água
2 xícaras de creme de leite fresco

Leve o açúcar ao fogo. Assim que derreter e ficar com cor de caramelo (de caramelo claro, pois se escurecer dá um gosto de queimado), acrescente a água. Espere derreter um pouquinho e acrescente o creme de leite fresco. Deixe ferver por cerca de 10 minutos no fogo baixo (acho que deixei uns 12 min.).


Bolo Farofa de Banana

  • Creme:  
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 lata de leite (use a medida do leite condensado)
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de sobremesa de baunilha
1 lata de creme de leite (só depois que o creme estiver frio)
 
Você deve começar pelo creme pra ele ir esfriando.
 
Leve ao fogo todos os ingredientes do creme  até engrossar. O creme de leite será acrescentado por último, depois que o creme estiver ligeiramente morno, para não talhar.

  • Farofa:   
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga (usei mais meia colher)
 
Misture bem com as mãos até ficar como uma farofa.
 
  • Bananas nanicas suficientes para cobrir a assadeira (usei banana prata).

Montagem: Em uma assadeira untada e enfarinhada coloque metade da farofa (não é para apertar a massa da farofa, só jogar a farofa para cobrir a forma, com a espessura de 1 dedo), por cima banana nanica madura cortada ao comprido, uma pertinho da outra. Unte todas as bananas com o creme (bastante creme!). Cubra tudo com a outra metade da farofa, polvilhe canela. Leve ao forno pré aquecido 200 graus por 30 minutos. Este é o tempo necessário para deixar o bolo douradinho. Não deixem passar muito do tempo para não grudar no fundo!

6 comentários:

  1. Nossa adorei essa sobremesa. Inclusive vou testar ela semana que vem. Depois te conto como foi =) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lú, como falei, fiz essa sobremesa, sem o caramelo, pq não tinha creme de leite fresco (faz diferença usar ele ao invés do de lata?) e ficou uma delícia! Muitas pessoas aprovaram. Te mando a foto por e-mail para te mostrar o que sobrou! Obrigada por compartilhar receitas tão gostosas!
      Bjs

      Excluir
    2. Que bacana!!! Tô doida pra ver a foto!...rs Olha, pra algumas coisas não faz muita diferença não, mas pro caramelo é importante que seja o creme de leite fresco. No verdemar você acha o da marca deles por cerca de R$7,00 a garrafa com 500ml. Beijão!

      Excluir
    3. Você viu a foto no seu e-mail? rsrsrs ... a vasilha vazia, pq nem deu tempo de tirar. Pois é eu vou ver se quando estiver passando por lá como esse creme de leite fresco. Continue compartilhando receitas gostosas hein? bjs

      Excluir
  2. Oi Luu!!! Obrigada pelo carinho!! :)) Vc que é uma amiga muito querida!!
    Amei a inovada que vc deu à receita!! Ficou perfeita!! Quero experimentar logo...rs
    A propósito, o seu blog está lindíssimo, parabéns!!! Duas amigas minhas que viram o blog comentaram: "ela é muito caprichosa!" rs Realmente vc é! Por isso esse sucesso e, com certeza, muito mais virá pela frente!!
    Bejio grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rê!! Sua amigas são gentis como você...rsrs Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...