Polenta com Molho de Gorgonzola + Medalhão ao Balsâmico

terça-feira, 6 de março de 2012





Esse foi o menu do almoço de sábado (aquela decoração que mostrei ontem foi pra isso!). O menu, assim como a inspiração pra decorar a mesa, foi da revista Casa e Comida, só que dessa vez de uma edição mais antiguinha  (junho/ julho 2010).

Gostei muito do resultado, mas só digo uma coisa: é muuuita comida...rs A receita da polenta indicava um redimento de 6 porções. Como erámos 2 casais um tanto gulosos, achei que essa era o tanto que precisávamos (especialmente porque calculo 2 porções para cada um dos rapazes). Comemos até cansarrr e não conseguimos chegar à metade da polenta. Ou seja, considere essa quantidade para ao menos 8 gulosos! rs

E amanhã mostro a sobremesa!

Polenta com Molho de Gorgonzola

Ingredientes

Polenta
2l de caldo de legumes
500g de polenta italiana
200g de manteiga
200g de parmesão ralado

Molho
2 colheres (sopa) manteiga
200g de queijo gorgonzola
200ml de creme de leite fresco (dessa vez foi o de caixinha mesmo)
150g de cream cheese

Modo de fazer

Polenta
1. Em uma panela grande ferva o caldo de legumes. Quando levantar fervura acrescente aos poucos a polenta, mexendo sem parar. Assim qu ecomeçar a engrossar acrescente a manteiga e continue mexendo.
2. Quando stiver desgrudando do fundo da panela desligue o fogo, junte o parmesão e mexa para misturar bem. Como o caldo de legumes e op armesão já são salgados, em geral não é necssário colocar sal.
3. Espalhe a mistura em uma tigela refratária untada. Reserve.

Molho
1. Ponha a manteiga em uma panela anteaderente e, quando estiver derretida, junte o gorgonzola. Em seguida acrescente o creme de leite e mexa até obter uma mistura homogênea. Acrescente o cream cheese e misture bem. (fiz tudo em fogo baixo)
2. Espalhe o molho sobre a polenta reservada. Leve ao forno para gratinar por 20 minutos, na temperatura de 240ºC. Sirva imeditamente.


Medalhão de Filé com Redução de Balsâmico

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon (se forem grandinhos calculo 2 por pessoa)
3 colheres (sopa) manteiga
1/2 taça de vinho tinto (cerca de 100ml)
1 taça de aceto balsâmico (cerca de 200 ml)
pimenta rosa a gosto
sal rosa do Himalaia em cristal (opcional)

Modo de fazer
1. Tempere os medalhões com sal a gosto. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira funda e sele os medalhões dos 2 lados. Reserve-os (deixei 3 min. de cada lado, mas gosto ao ponto pra mal passado...).
2. Em outra panela coloque o vinho tinto, o aceto balsâmico e a colher restante de manteiga. Misture e deixe no fogo por aproximadamente 2 minutos para reduzir um pouco (deixei uns 6 min.).
3. Coloque os medalhões em uma travessa e regue com a mistura de aceto balsâmico reduzido. Salpique algumas pimentas rosas por cima. Se quiser, finalize com um toque de sal do Himalaia (ou flor de sal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...