Cestinha de Merengue com Mousse de Maracujá

quinta-feira, 1 de março de 2012




Tava esses dias na cozinha olhando para os meus poucos equipamentos de confeitar que nunca tinham sido usados... Queria fazer um teste, mas com nada muito importante, porque não sou habilidosa pra fazer coisas delicadinhas...rs Então resolvi fazer um merengue, pois só usaria claras e açúcar. E tentei fazer cestinhas!

Como foram as primeiras, ficaram feinhas e fiquei sem saber se as colocava aqui no blog...rs Mas resolvi colocar até porque creio que as próximas ficarão bem melhores e vocês poderão acompanhar!

E quem sabe vocês não se animam também a tentar usar um kit pra confeitar!? E pode começar comprando saquinho descartável e uns 2 bicos de confeitar. É bem baratinho. Encontro sempre em lojas que vendem confeitos para bolos (chocolates, granulados etc.).

Fiz um merengue do tipo francês (existem tipos de merengue e qualquer hora falo sobre isso): deve-se usar 115g de açúcar (melhor o refinado, mas não tinha e usei o cristal mesmo) para 2 claras. Bata as claras na batedeira até formar picos firmes. Acrescente metade do açúcar e bata mais. E aos poucos vá misturando o restante do açúcar e batendo mais. Encha o saco de confeitar. Faça círculos de 5 cm no papel-manteiga. Use o bico estrela e trabalhe ao redor da borda do círculo para fazer a cestinha. Asse no forno a 100º, por 1hora. 

Como a temperatura do meu forno se incia nos 150º, deixei a porta entreaberta com a ajuda do cabo de uma colher de pau. Mas ainda assim deixei passar o tempo  e as cestinhas ficaram mais coradas do que deveriam...rs Aí fiz um pouquinho de mousse de maracujá, enchi as cestinhas e decorei com uma folha de hortelã. Mas gostei mesmo da ideia das cestinhas, que podem receber uns recheios mais interessantes! O que farei assim que estiver mais habilidosa! rs

Amanhã tem receita "de verdade" por aqui! Até lá!

13 comentários:

  1. Ola td bem? primeira vez aqui no seu blog e adorei a receita.
    Estou a 15 dias do meu casamento e tenho ctz q seu blog será mto util.
    Faça uma visita se puder.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Que bom que gostou!! Desejo que o seu grande dia seja muito feliz e que o blog lhe seja útil mesmo depois...rs Beijo!

      Excluir
  2. Lu,eu amei essas cestinhas...ficaram ótimas!!!Imagina umas cestinhas assim em massa salgada com diversos recheios,deve ficar o máximo tb...conhece alguma receita desse tipo???Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!!! A mesma ideia só que salgada é o Voul-au-vent, de origem francesa, que são cestinhas de massa folhada usadas para mil e um recheios! Creio que em São Paulo você encontra pronta pra comprar e só rechear... Beijo!

      Excluir
    2. Lu,é exatamente isso que eu estava pensando,vou procurar!!!Muito legal para servir em uma festinha descontraída com os amigos...bjos e obrigada

      Excluir
  3. Gente isso é uma carinho! Que coisa mais fofa essa sobremesa.

    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu fizer umas cestinhas mais bonitinhas aí sim vai ficar fofo...rsrs Obrigada! beijo

      Excluir
  4. Que perfeição...amo suspiro e mousse de maracujá...combinação perfeita hein?
    Sou uma negação na cozinha mas tenho salvado várias receitas suas e criando coragem pra fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatah!! Que bom que gostou! Me conte depois se deu certo! beijo

      Excluir
  5. Adorei a idéia Lú, acho que eu vou fazer com o kit de confeiteiro que vc me deu =) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deborah!! Acho uma ótima forma de começar a usar! Creio que rapidinho ficaremos "craques"!!rs Me conte depois. beijo!

      Excluir
  6. Oi... tende usar um creme de limão. . 1 lt Creme de leite, 1 lt leite condensado e meia xíc. de suco de limão batido no liquidificador. Fica delíciaaaa! Bj.

    ResponderExcluir
  7. Olá vou fazer um aniversario de Criança e queria fazer umas 100 cestinhas. Quantas claras e açucar você poderia me indicar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...