Café da manhã de Aniversário!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012




Na segunda de carnaval foi aniversário do meu marido e como este ano a comemoração seria só sair pra almoçar com a família, ao menos caprichei no café da manhã pra ele! O café foi para 3, pois minha minha mãe, que mora em BH, estava nos visitando. Não foi nada de muito elaborado, mas pra quem como nós come só fruta, leite e cereal de manhã, um pãozinho quentinho já é um banquete! rs

O menu foi:
Suco de laranja com acerola
Salada de fruta com iogurte e granola
Pão francês com peito de peru e queijo
Bolo de iogurte e limão com cobertura de nutella
Um cafezinho pra minha mãe (nós 2 não somos muito fãs...)

Deixei a mesa colorida como o carnaval! O suco foi feito na hora e com acerolas colhidas por mim no quintal da casa da avó do João (mas uma polpa congelada resolve bem!). Para a salada piquei as frutas de manhã, coloquei na taça, cobri com iogurte e um pouquinho de granola. O pão eu tinha comprado na noite anterior e de manhã só dei um esquentadinha no forno por 5 minutos. E o bolo foi adaptado da receita do bolo de iogurte com canela, trocando a canela por raspas de limão e cobrindo com creme de avelãs. Assim:

Bolo de iogurte com limão

Ingredientes

3/4 de xícara de iogurte
3/4 de xícara de óleo (usei de canola)
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de raspas de limão
1 colher (sopa) de essência de baunilha
manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar
açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer
1) Aqueça o forno a 200º (médio-alto). Unte com a manteiga e polvilhe com a farinha de trigo uma assadeira média (usei duas formas de bolo inglês de 26 cm x10 cm).
2) Coloque o iogurte, o óleo, os ovos, o açúcar, a farinha de trigo, o fermento, as raspas de limão e a baunilha no liquidificador e bata até obter uma massa lisa (o meu liquidificador não bateu... então bati na mão mesmo). Despeje a massa na assadeira, leve ao forno e asse o bolo por uns 30 minutos, até que esteja dourado, crescido, soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro ele deve sair limpo). (como usei 2 formas menores diminui um pouco a temperatura do forno pra não queimar por fora)
3) Retire do forno e coloque o bolo sobre uma grelha pra amornar por uns 30 minutos. Cubra com creme de avelãs (usei o da Casino, comprado no Pão de Açúcar, que é mais cremoso e o nutella é mais consistente e mais difícil de espalhar).

Quem sabe não é uma inspiração para um café da manhã caprichado neste sábado ou domingo!? Bom final de semana!

3 comentários:

  1. Hum...delicioso!!!Tudo de bom acordar com esse capricho!!!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...