Risoto Mineirinho

terça-feira, 6 de dezembro de 2011



Quarta passada tava com uma fome de "coisa que enche"...rs Não queria saladinha, algo leve etc. Tinha em casa linguiça calabresa fresca, uma couve já picadinha e o creme de queijo minas (o mesmo que usei na receita de ontem). Esse creme de queijo se parece com requeijão. Não sei se tem outra marca, mas só conheço o da Tirolez (dessa marca também que compro o creme de ricota) e gosto muito. Com linguiça, couve e creme de queijo minas, substituindo o vinho branco por cachaça, resolvi fazer um risoto que ficou bem mineiro! Foi assim:

Risoto Mineirinho
(Para 4 pessoas)

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (café) de alho picado
3 xícaras (chá) de linguiça fresca de sua preferência cortada em rodelas
1,5 litro de caldo de carne (uso sempre essa marca aqui)
2 xícaras de couve picadinha
½ xícara (chá) de cachaça
2 colheres (sopa) de creme de queijo minas
1/2 xícara de parmesão ralado
Sal a gosto
Salsa picada a gosto
 
Aqueça uma panela e coloque o azeite, o alho e depois a cebola. Jogue a linguiça cortada em rodelas. Refogue a linguiça (até ela ficar douradinha). Coloque a manteiga e o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue a cachaça e deixe evaporar. Adicione o caldo de carne ao risoto aos poucos, mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente a couve.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o creme de queijo minas, o parmesão e a salsa e misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).

Um comentário:

  1. Que delícia!!!
    Adorei seu blog, tb amo cozinhar!
    Já estou te seguindo!

    beijos
    Aline

    http://muitomulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...