Bolo de Chocolate com Aveia e Amêndoas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011




Resolvi fazer cheesecake de chocolate para o almoço do feriado (me ofereci pra almoçar na casa de amigos, mas ao menos levei sobremesa...rs). Fiz a receita do Quitandoca! Mas na hora de derreter o chocolate algo deu errado... A minha sorte foi que eu tinha mais chocolate (de outra marca) em casa e na segunda tentativa deu super certo! Mas o que fazer com o chocolate encruado (2ª foto)? Jogar fora? Não!! Inventei uma receita de bolo que ficou nota 7,5...rsrs Fui colocando o que tinha em casa e achava que poderia ficar bom e chamei o marido pra ir tomando nota de tudo que eu colocava na batedeira... Foi assim:

Ingredientes
2 ovos
2 colheres (sopa) margarina (não dava tempo de esperar a manteiga amolecer)
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de aveia
10 colheres (sopa) de açúcar
200g de chocolate meio amargo derretido ( no meu caso, encruado!)
1/4 xícara de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
Amêndoas laminadas

Coloquei todos os ingredientes na batedeira (usei a batedeira porque já estava suja mesmo da cheesecake...rs) e bati (com a pá raquete, se a sua batedeira não bate massa mais grossa bata na mão mesmo!). Coloquei a metade da massa em uma forma de bolo inglês untada com margarina e farinha de trigo e espalhei um pouco de amendoas laminadas. Acrescentei o restante da massa e mais amêndoas. Assei em forno médio-baixo por 45 minutos.

Considerações: o sabor ficou muito bom!! Só perdeu nota comigo por causa da textura...rs Achei massudo! Acho que duas coisas podem melhorar essa receita: 1) baear as claras em neve e 2) acrescentar 1 copo de iogurte natural (deixa o bolo fofinho como este aqui). No mais, não coloquei aqui extamente pra alguém seguir esta receita, mas pra contar minhas aventuras na cozinha e quem inspirar alguém a se arriscar mais, quando surgirem umas oportunidades assim. Quem sabe não surje uma nova delícia vinda diretamente da sua cozinha!? Ao menos a diversão é garantida pra mim! rs

Hoje ainda coloco aqui a cheesecake de chocolate. Essa sim nota 10!

3 comentários:

  1. Que delícia - literalmente - o seu blog!!! Adorei! E já estou seguindo...
    Beijos
    Lud
    casamentonacapital.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda, Ludmila! Obrigada!
    Depois vou visitá-la.
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. É só bater com mixer ou no liquidificador que volta a consistencia normal :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...