Bahia: De Itacaré à Ilha de Comandatuba

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011






Como já contei aqui, no início do mês estive na Bahia. Nos hospedamos na casa de amigos, que fica num condomínio a beira-mar logo depois de Olivença (um distrito da cidade de Ilhéus).

Em Ilhéus fica o aeroporto para se chegar à região. Itacaré fica cerca de 70km ao norte de lá. A mesma distância, ao sul, está a Ilha de Comandatuba. A estrada é linda! Coqueiros por toda parte. Muita mata atlântica preservada!

Os meus preferidos:

Melhor praia: Itacarezinho em Itacaré (1ª foto)! A Ilha de Comandatuba também é muito bonita, mas a vista que temos chegando em Itacarezinho e, especialmente, a água do mar cristalina, transparente mesmo quando estamos com a água já pela cintura, é fantástico. Até hoje só vi coisa mais bonita em Fernando de Noronha. Mas Itacaré merece um tour completo, pois são várias outras belas atrações (cachoeiras, esportes radicais, outras lindas praias estreladas pelo Guia4Rodas, a Península de Maraú e bons restaurantes, lanchonetes, pousadas).

Na estrada: Indo pra Itacaré (partindo de Ilhéus) vale a pena conhecer a Casa da Empada, com vários sabores - doces e salgados! Além das empadas o lugar é muito gostoso também. E a Casa da Tapioca tem ótimas opções.

Em Ilhéus: o restaurante Maróstica é muito bom! Ótimos risotos, massas e frutos do mar. Adorei o carpaccio de polvo! Gostei também das tapiocas recheadas nas feirinhas. Na praia da saída para Olivença não deixem de comer um peixe na barraca Armação! Cheguei lá por indicação do Guia4Rodas e digo que vale a pena mesmo! Nós escollhemos o peixe vermelho, assado (2ª foto).

Em Comandatuba: a travessia de barco do continente para a Ilha (3ª foto)! Ver a ilha do barco, atravessando águas tão serenas é muito bom! Saindo de Ilhéus, após passar a cidade de Una, há placas na estrada indicando Comandatuba. Peça informações no primeiro píer que encontrar. A travessia (ida e volta) em baixa temporada custa R$10,00 por pessoa e dura poco mais de 15 min. Na Ilha há somente o hotel Transamérica em uma ponta e em outra ponta um quiosque com boa infraestrutura e muitos, muitos coqueiros.

Ai, ai... Já deu saudade!

2 comentários:

  1. Iatacaré é realmente de tirar o fôlego! Estive lá no verão passado com meu bem. Foi uma das nossas melhores viajens. Fomos em todas as praias e até na cachoeira. Só ficou faltando o passeio de rafting...rs
    Ilhéus deixou a desejar.... cidade e praias sujas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não conheço... Mas pelas fotos e sua descrição... Já deu vontade de comprar as passagens!!!! Risos!
    Super bjoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...