Utilidade: sódio e saúde

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Fazendo compras com minha amiga Fernanda para o reveillon em BH (assim que ela me enviar as fotos mostrarei aqui como foi) contei a ela porque só uso essa marca de caldo em cubos (Sapore DiCucina): por ele ser mais gostoso e possuir uma menor quantidade de sódio. Ela então me disse que eu tinha que contar isso aqui no blog e concordei! rs

Não tenho nenhum conhecimento sobre nutrição ou qualquer coisa do gênero. Só vou contar o que eu faço.

"O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl).

Em quantidade escessiva este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no
organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.


Porém, consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial." Veja a matéria completa com uma nutricionista
aqui.
Pois é, e os caldos em cubos comuns possuem um valor absurdo de sódio, além de outros componentes maléficos. Por isso cuidado com temperos prontos. Os evite e quando for comprá-los opte pelo menos prejudicial. Este italiano tem 1/3 do sódio dos nacionais mais conhecidos.
Ele é mais caro, mas como usamos pouco e é caso de saúde acho que vale a pena. Aqui em Brasília você encontra no Pão de Açúcar ou no La Palma (413 sul ou 405 Norte). Em BH você encontra no Verdemar. E até mesmo na Americanas.com (no supermercado é mais barato).
Ele existe nos sabores Legumes, Cogumelos, Peixe, Carne, Galinha. 
Muito cuidado também com refrigerantes light e sopas prontas. O refri pode não ter calorias mas pode te fazer mal e te deixar inchada(o), subindo o ponteiro da balança de qualquer jeito...

A proporção para preparar o caldo é: 1 CUBO PARA CADA 500 ML DE ÁGUA. Dissolver em água morna/quente é mais fácil.

Saúde!

5 comentários:

  1. Lú, adorei a dica, ando bem encanada com esse lance de sal e sódio. Eu sou fã do sal, preciso parar com isso, eu sempre olho a porcentagem de sódio nas comprinhas, valeu:)
    bjs
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Lu que boa dica, já observei no refri light e diet e no shoyo tb, mas nunca prestei atenção nos caldos confesso.
    Aliás refrigerante diet ou light só tem sódio neh, rsrs, os outros componentes na tabela ou são 0mg ou quase 0mg.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Carol, é difícil deixar o sal, né?! Temos que criar o hábito de explorar outros temperos.

    Simone, que bom um comentário seu aqui! Fiquei feliz em vê-la como seguidora! Bem-vinda! Refri light é um terror...rs

    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  4. Sódio é um veneno em qualquer alimentação e em especial nas dietas, a gente consome mta coisa e nem se toca de que ele está lá, e o efeito é retenção de líquido maior e com isso a dificuldade para perder peso tbm.
    tem uns meses que ando quase sem, e sinceramente? não sinto falta nenhuma....
    abaixo ao sódio!!! rs
    bjins

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...