Meu melhor carbonara!

terça-feira, 26 de maio de 2015



Adoro molho carbonara. Creio que já fiz umas 5 receitas diferentes. Na semana passada abri dois livros de receita, usei ingredientes de um e outro, mudei quantidades e... cheguei ao meu carbonara ideal! Já fiz 2 ou 3 receitas sem creme de leite fresco, basicamente só os ovos e o queijo, mas acho que não fica tão cremoso.

Não sei se da próxima vez sairá assim tão bom. O molho ficou muito saboroso e com a espessura certa, bem grudadinho na massa!

Espaguete à Carbonara
(para 2 pessoas)


Ingredientes
200 g de espaguete (linguine, tagliatelle...)
150 g de bacon picadinho
200 ml de creme de leite fresco
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
3 gemas
1/2 xícara (chá) de grana padano (ou parmesão, mais tradicional) ralado na hora
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite

Modo de preparo
Coloque uma panela grande com água e sal (umas 2 colheres de sopa) para ferver. Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Antes de escorrer a massa, reserve 1 xícara da água do cozimento (poderá ser necessário ao final, para dar mais cremosidade ao molho).
Aqueça uma outra panela com fio de azeite. Doure bem o bacon. Regue com o vinho branco e mexa bem. Acrescente o creme de leite fresco e deixe cozinhar lentamente, em fogo baixo, até engrossar. Tempere com sal (lembre-se que o bacon e o queijo são salgadinhos) e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve.
Numa tigela misture com um garfo as gemas e o queijo ralado.
Transfira o macarrão (ainda quente) para a panela com o bacon. Mexendo sempre, adicione a mistura de gema de ovos com queijo. Os ovos formarão um creme espesso ao entrar em contato com o macarrão quente (mas misture bem pra que não vire ovos mexidos). Caso a massa fique ressecada acrescente aos poucos a água do cozimento que foi reservada.
Sirva-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...