Espaguete com almôndegas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013





Semana passada coloquei no facebook que estava fazendo esse prato tradicional para o almoço! Ficou muito bom e eis aqui  a receita para dois! Já tinha as almôndegas prontas e foi bem rapidinho de fazer.

Almôndegas
300 g de patinho moído
3 dentes de alho de espremido
1 colher (café) sal

Misture bem todos os ingredientes e faça bolas menores, usando uma colher de chá cheia para medir a quantidade. Use na hora, deixe na geladeira de um dia para o outro (na parte mais fria da geladeira, geralmente a gaveta de frios), ou congele.
Na hora de preparar aqueça bem uma frigideira, regue com um fio de azeite e doure as almôndegas (ela ainda cozinhará no molho de tomate).

Massa
160g a 300g de espaguete (dependendo do tamanho da fome, usei 250g nesse dia, pois estávamos com fome!)
Cozinhe em uma panela grande com muita água  sal (a água deve estar salgada como a do mar) seguindo as instruções da embalagem quanto ao tempo de cozimento.

Molho
1 1/2 de tomates pelados picados
2 punhados de manjericão
1 cebola pequena picada em cubinhos
1 dente de alho espremido
1 pimenta dedo de moça picadinha (preferi sem semente pra não arder)
queijo parmesão a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça uma panela (usei a mesma frigideira grande em que dourei as almôndegas) e acrescente um fio de azeite. Refogue a cebola por uns 2 minutos. Acrescente o alho espremido e a pimenta dedo de moça, mexa rapidamente e acrescente os tomates pelados. Tempere a gosto (coloque uma pitada de sal por vez e vá provando, lembrando que a almôndega já esta temperada e ainda haverá queijo parmesão por cima), acrescentando um punhado de manjericão. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cinco minutos. Mexa bem e acrescente as almôndegas. Cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos. Veja se a consistência do molho te agrada: se quiser mais espesso, deixe no fogo mais uns minutinhos, se quiser mais ralo, coloque um pouquinho de água do cozimento da massa. Acrescente a massa, misture bem e desligue o fogo. Acrescente o outro punhado de manjericão. Sirva e acrescente parmesão ralado por cima.

Mangia che te fa bene!!!


2 comentários:

  1. Delicia de receita.... o molho ficou lindo lindo... agora e testar aqui tb.
    E vcs como estão essa semana? Passou um pouco do enjoo?
    bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alinne! Da semana passada para cá eu estou tendo grandes melhoras! E a bebe está muito bem! Obrigada! Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...