Sopão de legumes com carne e macarrão

segunda-feira, 15 de julho de 2013



Aqui em Brasília tá fazendo um friozinho bom! To adorando usar meus pijamas de inverno pela primeira vez nesses 6 anos que vivo por aqui.

E com este clima, adoro tomar uma sopa! Semana passada fiz mais uma. Mas essa não foi nada light! Queria tudo o que se tem direito, incluindo batata e macarrão!

Como sempre, fiz a sopa em dobro (pra 4 pessoas) porque aí é só congelar* e ter mais um jantar pronto no congelador. Neste tipo de receita não tem erro! Use os seus legumes favoritos!

Sopão de legumes com carne e macarrão
(serve bem 4 pessoas)

Ingredientes
250 g de filé mignon em cubinhos
1 cebola picada em cubos
4 dentes de alho espremidos
2 xícaras de abóbora japonesa picada em cubos
2-3 cenouras picadas em meia lua
3 batatas médias picadas em cubinhos
1 chuchu em cubinhos
1 xícara de macarrão argolinha (ou conchinhas, espaguete quebradinho etc.)
1 colher (sopa) de óleo (eu uso de canola)
sal a gosto

Modo de preparo
Como eu estava com pressa cozinhei os legumes na panela de pressão. Mas lembre-se que não se deve cozinhar o filé na pressão. Fiz assim: Na panela de pressão com umas 5 xícaras de água, coloquei a abóbora, a cenoura e a batata e cozinhei por 15 minutos (comece a marcar o tempo após o início da pressão). Em outra panela aqueça o óleo e refogue a cebola até que ela fique transparente. Acrescente os dentes de alho espremidos, misture e coloque o filé. Tempere com sal (usei cerca de 2 colheres de café de sal). Prove a carne pra ver se já está no ponto. Se a carne ficar pronta antes dos legumes na pressão, desligue a carne e reserve. Retire bem a pressão da panela (uso uma colher de pau pra ajudar) e passe os legumes para a panela com a carne. Acrescente o chuchu e cozinhe por mais 10 minutos. Acrescente o macarrão (verifique na embalagem o tempo de cozimento). No meu caso, cozinhei por mais 6 minutos. SE quiser o caldo mais grosso, deixe mais tempo no fogo, se quiser o caldo mais ralo, acrescente mais água aos poucos. Acerte o sal, desligue e sirva.

* Para congelar: retire a porção que você vai congelar antes de acrescentar o macarrão. Acrescente o macarrão dessa porção que será congelada só quando for esquentar novamente a sopa (ele cozinha em 6 min.), pois se não ele ficará todo quebrado. Outra coisa: batata fica com textura diferente depois de congelada. Nesse caso, como era pouca, não fez diferença na sopa, mas não estranhe se acontecer com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...