Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro

segunda-feira, 18 de março de 2013




Olá! Esse bolo de cenoura fez um sucesso danado no facebook! E ficou bom mesmo! Acabou em 2 dias! A receita é daqui, com uma outra cobertura de chocolate, mas resolvi cobri-lo com um brigadeiro de micro-ondas. Foi assim:


Bolo de Cenoura
Ingredientes
3 cenouras pequenas
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei 1 de farinha de trigo integral)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo            
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Com uma faca, descasque as cenouras e corte-as em pedaços.
3. Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó.
4. No liquidificador, junte o óleo, os ovos, o açúcar e os pedaços cenoura. Bata até obter um creme liso.
5. Numa tigela grande, coloque o creme de cenoura batido. Com uma colher, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados aos poucos. Misture bem.
6. Na fôrma untada, despeje a massa ao e leve forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que esteja assado. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e cubra com o brigadeiro ainda quente.

Brigadeiro Mole de Micro-ondas para cobertra
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo
1. Num recipiente refratário bem grande, pode ser um bowl de vidro ou de porcelana, coloque todos os ingredientes e misture com uma colher. É muito importante que o refratário seja grande e alto, pois a massa aumenta em volume até cinco vezes enquanto assa no micro-ondas. Além de derramar, se a tigela for pequena, você poderá se queimar ao retirá-la do forno.
2. Leve o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 1 minuto em potência alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente. A partir desse ponto, leve ao micro-ondas de 1 em 1 minutos, por mais 2 vezes. Mexa bem entre cada rodada. (No total são 3 minutos.) Cubra o bolo.

*  Quando faço o brigadeiro ´pra comer de colher levo ao micro-ondas por mais um minuto (lembre-se que ele ganha mais consitência depois que esfriar). Se quiser enrolar, cozinhe por 5 minutos (parando e mexendo de 1 em 1 minuto) e leve ao micro-ondas ao final por mais 30 segundos. A massa ficará com uma aparência talhada, mas é só mexer vigorosamente com a colher que ela fica bem lisinha. Caso ainda não esteja no ponto desejado, coloque mais uma vez no micro-ondas, por 30 segundos. Mexa bem e deixe esfriar.




4 comentários:

  1. Menina, depois q descobri seu blog minha vida mudou!! sério!!! faço suas receitas, as vezes dou uma incrementada, e quem está amando é meu filho e meu marido!! O risoto de linguiça, o bolo de banana, o brownie, TUDO, maravilhoso!! esse bolo já está na lista!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lú, adoro bolo de cenoura e o maridão também é fã!

    Uma receita que faço sempre é o bolo de cenoura com maizena e, bato a mão. Fica uma delícia!!

    Vou experimentar fazer no liquidificador da próxima vez.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com maizena!? Bacana! Me mande a sua receita qualquer hora! Beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...