Salada com folhas baby, figos, presunto cru, queijo de cabra e redução de balsâmico

segunda-feira, 22 de outubro de 2012




Muitas vezes coloco alguma receita light na segunda-feira pra me incentivar  a diminuir a "marcha" do final de semana, mas sem abrir mão do sabor.

Essa salada não é exatamente light, porque o presunto cru e o queijo de cabra são um tantinho calóricos. Mas é saudável e bem gostosa! Uma bela dica de entrada para um jantar especial.

Comprei essas folhinhas especiais (baby leaf) e queria uma salada especial também! E adorei tirá-las da caixa e ver o quanto são práticas! Elas vem com a raiz e poderiam dar muito trabalho se tivéssemos de arrancar folha a folha para lavar. Mas a embalagem bacana dela vem com uma linha pontilhada acima das raízes e aí é só cortar e lavar (3ª foto)! As mini-folhas são alface, agrião, beterraba e rúcula.

Salada: lavei e sequei (usando a centrífuga para folhas) as folhas e coloquei no prato de servir. Peguei 1 figo por pessoa, lavei, sequei com papel toalha, e cortei no sentido do comprimento em 4 pedaços e depois cortei novamente pela metade (como se fossem gominhos de mexerica) e espalhei sobre as folhas. Rasguei alguns pedaços de presunto cru (nesse dia usei jamón serrano) e joguei sobre a salada. Cortei fatias de queijo de cabra (esse que usei tema  mesma consistência do queijo brie/camembert) e acrescentei.

Redução de balsâmico (para 2 porções de salada): numa panela pequena (a menor que você tiver e que caiba a quantidade indicada) coloque um pouco mais 1/2 xícara de vinagre balsâmico. Leve ao fogo baixo e deixe reduzir até a metade (fique de olho, pois não demora quase nada). Sirva sobre a salada!

DICA: figos frescos não são baratos e caso sobrem alguns, como no meu caso, eu aconselho o congelamento! Pesquisando pelo google achei dicas de congelamento de várias frutas: veja aqui. Semana passada tinha dado a dica de congelamento de morangos pelo facebook.com/albumdalu e agora dicas para outras frutas!

5 comentários:

  1. Deu vontade de experimentar!
    Estou precisando fazer escolhas mais saudáveis! Mas agora só quando eu voltar de viagem, pq não vai ser fora de casa que vou começar!! hehee
    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís! Começar não é fácil (numa viagem impossível, rsrs)... Mas se organizando direitinho a coisa vai! Beijo e boa viagem.

      Excluir
  2. Oi Lu! Gostaria de deixar esse comentário para lhe falar do quanto fiquei feliz em descobrir o seu blog. descobri no sábado a tarde e desde de então sempre que tive um tempinho, estive aqui lendo todos os Posts. Terminei agora! E estou muito inspirada! Sou casada há 6 anos e vivo tão cansada que nunca faço nada. Hj cheguei inspirada do trabalho e fiz um jantar.Simples, filé com batatas coradas, mas depois de tantos meses sem cozinhar nada, meu marido estava sem entender o motivo..rs. Adorei tudo! Seu capricho, sua dedicação. Estarei sempre aqui para me inspirar! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edilaine!! Muito obrigada!!! Que coisa mais boa ler a sua mensagem! Hummm, filé com batatas coradas!... Deu até fome! hahaha Volte sempre. Beijos!

      Excluir
  3. Ei Luciana, estava procurando uma receita de folhas, presunto cru e flores e achei seu blog. Gostei muito e mais ainda de saber que é de BH.
    Bjos
    www.alessandrafaria.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...