Panqueca de Dulce de Leche + Sorvete e mais!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dulce de leche quentinho, escorrendo!

Toda a produção!

Dourando o outro lado.

Equipamentos: frigideira antiaderente, pincel pra untar e espátula para virar.

Recheando.

Voilà!

Domingo à noite eu estava com vontade de uma bela sobremesa (ainda não tinha comido nenhum docinho no dia). E ainda tinha que pensar no jantar... Eis que a panqueca resolveu os meus problemas!! E resolveu até o jantar do dia seguinte! E podia ter resolvido ainda o café da manhã (com mel, banana e nutella, frutas...).

Fiz a massa da Rita Lobo (receita e video aqui) e 3 recheios diferentes! 1º: Para o jantar de domingo usei queijo muçarela (o light), blanquet de peru, tomate sem pele e sem sementes em cubinhos e ervas de provence (só orégano já fica muito bom). Coloquei tudo em metade de um massa de panqueca, fechei e elevei de volta à frigideira pra derreter o queijo.

2º: Para a sobremesa de domingo usei um doce de leite argentino e sorvete de creme (adoro o light da nestlé, o molico, gostoso e com poucas calorias/gorduras). Espelhei o doce de leite  no centro da panqueca e levei à frigideira pra aquecer por uns 2-3 minutos. Fechei só no prato, pra não escorrer, e servi com sorvete. Hummm! Ficou bom demais da conta!

3º: E na segunda-feira ainda usei as panquecas que sobraram de domingo e recheei com carne moída (simples, só com alho, sal e cebola). Enrolei e por cima coloquei um molho feito com 1 lata de tomate pelado picadinho, 1 dente de alho espremido, sal e manjericão. Coloquei um pouquinho de queijo parmesão ralado por cima e levei ao forno pra gratinar.

Segredo: sou meio desastrada pra fazer panqueca (não sou a mais paciente e cuidadosa pra virar todas as panquecas com calma, evitando que elas se rasguem todas...rs). O meu virador de panquecas é o marido! Sempre meticuloso...rs Por isso todas deram certo!

Receita da Panqueca

Para a massa



Ingredientes:
1½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (chá) de sal
Manteiga ou óleo de canola para untar




Modo de preparo:
No liquidificador, junte o leite, a farinha de trigo, os ovos e o sal. Bata até a mistura ficar lisa. Deixe descansar no próprio copo do liquidificador por no mínimo 20 minutos até 1 hora, em temperatura ambiente (não deu pra esperar e ainda assim deu tido muito certo!). Enquanto isso, prepare o recheio. Depois do tempo do descanso da massa (e com o recheio já pronto), aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você não for canhoto!), levante a frigideira e com a outra, regue a massa com uma concha média —  que  também serve de medida. 



Faça um movimento circular com a frigideira de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, com auxílio de uma espátula de borracha, vire a massa para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira  e repita o procedimento, até terminar a massa. Rende de 10 a 12 discos.



Bom final de semana!

Um comentário:

  1. Só você para me salvar com essas receitas deliciosas, práticas e que agradam a todos os gostos e idades! Estamos com muitas saudades de vocês! Beijos para o casal! Fê e família!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...