Aniversário do blog: Fondue Variado

sexta-feira, 22 de julho de 2011





Falemos da decoração e do cardápio! As bandanas são na verdade guardanapos de tecido que mandei fazer. Já havia procurado guardanapos de bandana pra comprar, achei na Etna, mas não nas cores que eu queria. Quando fui comprar tecidos para outras decorações vi essas estampas, gostei muito, comprei meio metro de cada cor e pedi a uma costureira que fizesse pra mim os guardanapos, tendo um meu como base (3 cores, 9 guardanapos).

As flores são Kalanchoe (flor da fortuna) compradas em vasinhos no supermercado (custa em média uns 2 reais o vasinho e eu precisei de 6). Consegui deixar a casa bem florida gastando pouco! Usei taças e vidros (de geleia, dentre outros) como vasos.

Os apoios de madeira sobre os quais coloquei os aparelhos de fondue e os pratos comprei na Leroy Merlin (são "retalhos" de madeiras que eles cortam lá e custam R$1,99 cada). Os demais vasilhames e sousplat usados já eram do "acervo"...rs

Agora o cardápio: vi na última revista Casa e Comida a sugestão de variar os acompanhamentos do fondue. Comprei o fondue de queijo pronto no supermercado e segui as instruções (acrescentei uma taça de vinho branco, mas achei um pouco forte, o meu próximo será só com o fondue derretido mesmo). Servi com almôndegas, pão (baguete) e torteloni de nozes e ricota (da Toscanello). Deixei na mesa também duas "pastinhas", de ervas e outra de azeitonas (para comer com o pão, as almôndegas ou qualquer outra coisa!), que comrpei prontas.

Fiz também a bagna càuda (receita abaixo), que é um "fondue" da região de Piemonte, na Itália, acompanhada por cenoura e brócolis cozidos no vapor e tomatinhos sweet grape. Fiz uma versão bem adaptada, pois achei que a receita original ficaria com um sabor muito forte...

Receita da Bagna Càuda

225g de manteiga (usei só 50g!)
30 filés de anchova sem óleo e dessalgados (usei 4!, apenas escorrendo o óleo)
1 dente de alho grande fatiado bem fininho ("taquei" no espremedor)
200 ml de creme de leite fresco
pimenta-do-reino a gosto
sal se achar necessário (não achei!)

1) Derreta a manteiga e acrescente as anchovas, o alho e a pimenta-do-reino. Mexa e amasse a mistura com um garfo para desfazer as anchovas e o alho na manteiga.
2 Adicione o creme de leite e cozinhe em fogo médio por 5 minutos mexendo sempre. Não deixe ferver. Ajuste o sal se achar necessário.
3) Tire do fogo e sirva quente acompanhado de legumes (passe para uma "panelinha" de fondue).

Sendo muita gente não dá pra colocar todo mundo sentadinho, mas fica a proposta de uma mesa diferente de "petiscos".

Ainda farei 2 posts sobre o assunto: um com as sobremesas e bebidas e outro com as fotos presenteadas pela Glau!

Posts relacionados: Aniversário do blog! Preparativos! e Fondue, Bandanas e amigas!

4 comentários:

  1. Não tive reclamações!...rs Foi bem legal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. passei um bom tempo olhando sei blog e adorei as receitas e as decorações! Já favoritei várias receitas! parabéns pelo capricho!
    Beijos

    http://blogdamari.com

    ResponderExcluir
  3. Que pena que nao pude ir. :( Tenho certeza que foi maravilhoso. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...