Uma moqueca de peixe para o dia-a-dia

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011






Moqueca pode parecer algo complicado mas é simples e rápido de fazer, sendo prática, gostosa e saudável. A receita é a que minha mãe sempre faz em casa.

Como não moro a beira-mar, esse peixe foi comprado limpo, sem pele e congelado. Então o que fiz foi descongelá-lo e temperá-lo, montar os ingredientes na panela e levar ao fogo por cerca de 20 min. (nem precisa mexer) e servir com arroz (o arroz que fiz nesse dia foi o integral, por isso ele não está bonito na foto...rs).


Ingredientes para 2 pessoas:
400g de peixe em postas (o de sua preferência)
1 tablete de caldo de peixe Sapore Dicucina (veja informações sobre este caldo aqui)
1 ou 2 dentes de alhos amassados
1 cebola grande
2 tomates sem pele e sem semente
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão amarelo e/ou vermelho pequeno (se tiver as 3 cores coloque, eu só tinha verde e amarelo)
Meia xícara de passata de tomate (como esta aqui)
Cheiro verde a gosto (salsa, coentro e cebolinha)


Modo de preparo:
Com umas duas horas de antecedência tempere o peixe (já descongelado) com o alho e o tablete de caldo esfarelado e deixe descansar. Corte o tomate, os pimentões e a cebola em cubos pequenos e coloque numa bacia misturados a meia xícara de passata. Coloque na panela um fio de azeite, uma camada com tomates, pimentões e cebola, coloque as postas de peixe e uma nova camada com os vegetais. Não precisa, em princípio, colocar água, pois o peixe já solta muita água. Leve ao fogo médio por cerca de 20 minutos. No meio do cozimento, cerca de 10 min., verifique o sal (tire uma lasquinha do peixe com um garfo) e se ainda há água. Se houver necessidade, coloque um pouquinho de água, ou água com sal, para acertar o tempero. Desligue o fogo e jogue o cheiro verde por cima. Tampe a panela por alguns instantes e sirva a seguir.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...