Risoto de camarão e laranja

quinta-feira, 9 de setembro de 2010




Outro risoto! Esse comi a primeira vez feito pela Flavia e fiz em casa depois (cada uma fez com suas medidas...rs). É assim:

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli (arroz italiano)
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
500g de camarões limpos
1,5l de caldo de peixe (uso o da marca "Sapore Dicucina" - 1 cubo para cada 500ml de água / não use caldo de camarão da knorr ou maggi)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/2 colher (chá) de raspas da casca de laranja (zesto)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto (para acertar o tempero ao final, se necessário)

Preparo
Numa frigideira, de preferência antiaderente, aqueça 1 colher de azeite em fogo médio. Acrescente os camarões, coloque um pouquinho de sal e pimenta e refogue, mexendo com cuidado, por uns 3 minutos ou até que fiquem rosados. Desligue o fogo e transfira os camarões para um prato.
Leve uma panela com o caldo de peixe ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.
Em outra panela, coloque 1 colher de manteiga e 2 colheres de azeite e leve ao fogo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até que a cebola fique transparente.
Acrescente o arroz. Refogue por uns 2 minutos, mexendo sempre.
Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
Quando o vinho secar, acrescente o suco de laranja e misture bem.
Adicione o caldo de peixe ao risoto aos poucos, mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos, sempre em fogo alto.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente.
Quando o risoto estiver no ponto, adicione o camarão refogado e as raspas de laranja. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o restante da manteiga e o parmesão e misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...