Almoço de domingo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010












Esse foi o nosso almoço de domingo. Passado!...rs Aproveitei a visita da minha prima Juliene (ex-BH recém Brasília!) e da minha amiga Carol (BH) para fazer um lombo. O menu foi lombo assado com ervas, arroz com brócolis e batatas coradas com alecrim. Sobremesa: Musse de choclate branco com hortelã.

Mas esse almoço não me agradou muito, pois nem o lombo, nem a sobremesa, ficaram no ponto...rs

O lombo ficou marinando por pouco tempo e para a musse bati demais o creme de leite fresco ao acrescentar mais licor de menta...

Para dar certo:

LOMBO
1 peça de lombo de uns 2 Kg
sal grosso
azeite
1 xícara de vinho branco seco
2 dentes de alho com casca levemente amassados
ervas (alecrim, salsa, tomilho, ou seja a que você tiver em casa / gostar)

12 horas antes do preparo coloque a carne em uma bacia e passe sal grosso (fazendo uma crosta) em toda a peça (eu só deixei umas 3 horas dessa vez!). Regue com azeite a gosto e acrescente os demais ingredientes. Tampe a bacia com filme de PVC e deixe descansandona geladeira. Mais ou menos entre 6 a 8 horas vire a peça para marinar mais o outro lado.

Na hora do preparo: aqueça bem uma frigideira/panela e coloque a carne pra selar. Deixe ficar cerca de 3 a 4 minutos de cada lado (sem ficar mexendo). Com o forno já aquecido, leve a carne para assar por cerca de 30 minutos (como ela já "cozinhou" um pouco na frigideira, não a deixe assar muito senão ficará seca).


ARROZ COM BROCÓLIS
Para fazer o arroz eu calculo 3/4 de xícara de chá para 2 pessoas. Fiz o dobro pois éramos 4. E usei então meio maço de brócolis. Faça o arroz como sempre (se não for boa nessa parte me mande um e-mail que fala o meu passo-a-passo) e antes de colocar a água jogue o brócolis passado no processador (use as folhas para ficar mais verdinho).


BATATAS CORADAS COM ALECRIM
Usei 3 batatas grandes. Cortei-as em cubos grandes, sem tirar a casca e as cozinhei em água e sal. Aqueça a frigideira, coloque 2 dentes de alho amassados, com casca, azeite e alecrim (folhas de uns 4 raminhos) e frite até dourar.


MUSSE DE CHOCOLATE BRANCO COM HORTELÃ
Essa receita é da inglesa Nigella. Veja aqui. Se como eu você não encontrar essência de menta ou hortelã use licor de menta como eu fiz (então dobre a porção indicada na receita original).

3 comentários:

  1. MAS MESMO ASSIM ESTAVA TUDO MTO MTO GOSTOSO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é muito suspeita...rs MAS, ainda assim, muito obrigada! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Lu, qquer dia vou testar essa receita!!!
    Anotadissimaaaa!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...