Spaghetti com abobrinha

terça-feira, 17 de agosto de 2010



Nesse final de semana recebemos a visita da minha mãe. Não pude fazer muita coisa, pois estou "de molho", com uns probleminhas no joelho. Mas esse spaghetti saiu!
Essa receita é adaptada de uma criação do chef Dudu Camargo (ele possui vários restaurantes aqui em Brasília e um no Rio, pelo que sei), do site Vamos Cozinhar. Veja aqui a receita original com o video. Não tenham preconceito com a abobrinha! rs O João passou a gostar de abobrinha depois desse prato!
Bem, a minha adaptação é a seguinte:

Ingredientes
1 pacote de spaghetti grano duro (500g)
3 colheres(sopa) de azeite
3 dentes (grandes) de alho
1 cebola
500 g de linguiça calabresa fresca
2 latas de Pomodoro Pellati (tomate pelado)
1/2 maço de Salsinha
Sal a gosto
4 abobrinhas
2 colheres (sopa) de manteiga
Parmesão ralado ou lascas de mussarel de búfala para salpicar ao final

Preparo
Coloque bastante água para ferver em uma panela bem funda. Coloque sal até a água ficar salgadinha, mas não exagere. Não coloque azeite na água (a massa de grano duro não gruda tão fácil assim e o azeite forma uma película na massa dificultando a penetração do molho). Mexa a massa durante o cozimento evitando que ela grude.

Enquanto a água ferve prepare o molho:

Retire todo o recheio da linguiça calabresa cortando a película que a envolve. Separe-a em pedaços pequenos como se fosse uma carne moída.

Esprema os dentes de alho e deixe dourar no azeite aquecido em uma panela. Quando o alho começar a dourar adicione a cebola bem picada.

Acrescente a linguiça. Refogue tudo apertando sempre a linguiça para que ela fique em gomos bem pequenos. Acrescente o molho de pomodoro italiano bem consistente e deixe os sabores se incorporarem.

Em uma frigideira aqueça a manteiga e jogue as abobrinhas picadas (faça fatias longitudinais, bem rentes à casca e depois pique em "palitinhos", como na foto, ao lado da cebola picadinha). Tempere com sl e pimenta moída na hora (sempre coloco no moedor pimenta preta, branca e rosa). Apague o fogo.

Acrescente o spaghetti ao molho e misture. Deixe no fogo médio até adquirir a consistência desejada. Acrescente sal se necessário. Apague o fogo e acrescente a abobrinha. Sirva com o queijo desejado por cima da massa.

Rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...