Lombo

terça-feira, 3 de agosto de 2010




Na sexta-feira passamos no supermercado e vimos esse lombo suíno com osso (que sempre deixa a carne mais saborosa) e compramos para fazer no nosso almoço de sábado.

Primeiramente os temperei com sal (uma quantidade que dê para espalhar com a mão pelos dois lados da carne) e pimenta moída na hora (gosto de colocar no moedor de pimenta esse mix: pimenta preta, branca e rosa).

No meu pilão coloquei as ervas frescas que eu tinha em casa (salsa e alecrim), acrescentei azeite (umas 4 colheres), suco de meio limão, raspas de um limão e soquei tudo! Espalhei sobre a carne e a deixei marinando nesse tempero por 2 horas (se tivesse lembrado teria temperado antes e deixado mais tempo).

Levei a uma panela (que possa ir ao forno, como uma frigideira) bem quente onde deixei a carne de 2 a 3 minutos de cada lado. Coloquei 2 dentes de alho amassados (mas mantendo a casca) e um pouquinho do azeite temperado usado e levei ao forno por mais ou menos 15 minutos (pré-aqueça o forno por uns 10 min.).

Como acompanhamento sugiro purê de batatas e/ou legumes (como cenoura, vagem e brócolis cozidos e depois passados na manteiga e/ou azeite). Nós comemos com arroz branco e vinagrete... Foi o que deu vontade no dia...rs

O vinho: creio que carne de porco fique bem acompanhada tanto por um tinto como o Pinot Noir, quanto por um branco como o Riesling. Não tenho um específico para indicar, pois nesse dia tomei um suco de uva...rs Aguardo outras sugestões!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...